
Próteses

Próteses Dentárias
O seu principal objetivo é a reabilitação bucal, restabelecendo as funções estética, fonética e mastigatória.
As próteses podem ser unitárias, parciais ou totais, sendo apoiadas em dentes naturais, raízes residuais, implantes ou até mesmo sobre a gengiva, quando se trata de dentaduras.
Podem ser removíveis ou fixas, isto é, cimentadas sobre os dentes ou implantes. ( Veja videos )
A aplicação de cada tipo de prótese, suas vantagens e desvantagens, indicações e contra-indicações devem ser analisadas pelo cirurgião-dentista e o paciente.
Há riscos de não repor dentes perdidos? A não reposição de dentes perdidos pode acarretar uma série de problemas como:-Dor e/ou desconforto nas articulações têmporo-mandibulares.-
Gastrite, devido à falta de eficiência mastigatória.-
Perda da auto-estima, devido ao comprometimento estético.- Depressão, pela perda da auto-estima.- Enxaquecas e cefaléias frequentes.
Todas as pessoas podem receber próteses dentárias? A princípio, existem soluções protéticas para várias situações clínicas , e para cada caso há sempre uma ou mais soluções, principalmente levando-se em conta o fator financeiro.
É preciso realizar algum tratamento prévio? As próteses definitivas devem ser a última etapa em um tratamento de reabilitação oral. Previamente a elas, eliminam-se focos infecciosos, cáries, doenças de gengiva, realizam-se tratamentos ou retratamentos de canal, implantes dentários.
É imprescindível que na fase que precede a confecção das próteses definitivas, se realize próteses provisórias em resina (fixas, removíveis ou totais), a fim de proporcionar uma melhora rápida na condição mastigatória e estética do paciente.
Quanto tempo demora um tratamento de prótese? Todo tratamento protético depende diretamente da complexidade de cada caso, bem como da assiduidade e comprometimento do paciente com o tratamento