
Overdentures


As overdentures são também conhecidas como sobredentaduras e, na realidade, constituem-se em uma prótese total sobreimplantes, que recupera não somente a porção dental perdida, mas também parte do rebordo alveolar que oferecia suporte aos músculos da face.
A falta de tecido ósseo suficiente para a tradicional colocação de cinco a seis implantes que possibilitem a realização de uma prótese fixa pode ser suprida pela realização das sobredentaduras. Mesmo com a possibilidade da realização de enxertos ósseos para viabilizar a colocação de um maior número de implantes, e a consequente confecção de uma prótese fixa, muitos pacientes ainda preferem o uso das sobredentaduras. Seja por razões socioeconômicas ou pela opção com menor trauma cirúrgico, as sobredentaduras têm um potencial de aceitação interessante, visto que mantêm o suporte muscular utilizado por muitos anos através das próteses totais convencionais.
Talvez a maior das vantagens das sobredentaduras seja o fato de elas necessitarem de poucos implantes para suportá-las, pois também possuem retenção da mucosa. Sendo assim, tornaram-se a solução para arcadas atróficas e com necessidade de um maior suporte muscular, além de um custo bastante reduzido.