Atendimento humanizado
O que é atendimento humanizado?
Atendimento humanizado em saúde é a habilidade dos profissionais em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno.
Para que a humanização seja eficaz é preciso que os procedimentos e a estrutura da instituição também estejam alinhadas com este objetivo.
O que isso quer dizer, na prática?
Não basta bons profissionais para construir um bom atendimento.
Os procedimentos, normas e regras precisam estar de acordo com a expectativa, e a estrutura física e instalações devem estar aptos para atender o requisitos desejados.
Diferenças entre humanização e desumanização
O que é humanização em saúde
-
Abordar de forma individualizada e especial;
-
Dar atenção diferenciada e demonstrar empatia;
-
Cumprimentar, chamar pelo nome, olhar nos olhos e escutar o paciente com atenção;
-
Transmitir confiança, segurança e apoio para que o paciente possa se abrir e acreditar no tratamento;
-
Respeitar a intimidade, crenças e desejos;
-
Dar informações transparentes e pró-ativas quanto ao quadro geral e os resultados obtidos, sempre levando em consideração o estado emocional dos pacientes e familiares;
-
Possuir estrutura física digna e preparada para o atendimento;
-
Criar procedimentos aptos às necessidades do tratamento;
O que é desumanização em saúde
-
Tratamento frio de pacientes e familiares;
-
Abordagem generalista com base no quadro geral ou diagnóstico;
-
Desvalorizar ou ignorar os medos, desejos, opiniões e crenças dos pacientes e seus familiares;
-
Manter o foco no diagnóstico/tratamento/procedimento sem considerar as emoções do paciente;
-
Usar frases como “existem pessoas que estão piores” no lugar de atitudes acolhedoras;
-
Portar-se como superior, encabulando o paciente e sua família ou inibindo suas dúvidas;
-
Falar da situação do paciente como se ele não estivesse ali;
-
Dar informações muito técnicas ou pouco esclarecedoras;
-
Rotular pacientes com base no diagnóstico;
-
Atendimento rápido e sem interesse em sanar todas as dúvidas;
-
Estrutura e instalações precárias ou má higienizadas;